O que é a Homeopatia?
A Homeopatia é um sistema de medicina alternativa criada por Samuel Hahnemann, baseada na lei de que o semelhante cura o semelhante (similia similibus curentur). Isto é, a mesma substância que pode causar a doença num organismo saudável pode curar os mesmos sintomas num organismo doente.
É usada em todo o mundo há mais de 200 anos e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como o segundo maior sistema terapêutico utilizado no mundo.
A utilização correcta da Homeopatia aumenta a capacidade do organismo de se curar a si próprio. À medida que o tratamento é feito é expectável que o sistema imunitário esteja mais forte e consiga recuperar por si só, sem necessidade de qualquer medicamento, no caso de doenças agudas.
Nas situações crónicas de doença, o estímulo que é dado pelo medicamento homeopático ao organismo faz com que exista energia extra para que o processo de cura se desenrole com o máximo de eficiência.
Alguns conceitos importantes em Homeopatia
Provas dos Medicamentos
Os medicamentos homeopáticos foram testados em pessoas saudáveis, sendo anotadas cuidadosamente todas as alterações que ocorriam a nível mental, emocional e físico. A este trabalho criterioso chamou-se as “Provas dos Medicamentos”.
Organon ou a Arte de Curar
Livro publicado por Samuel Hahnemann em 1810, em que está detalhada a Teoria da Homeopatia e as suas leis. Nomeadamente:
1 – A Cura acontece de acordo com certas Leis que existem na natureza.
2 – Ninguém pode curar fora dessas Leis.
3 – As doenças não existem por si só. O que existem são pessoas que estão doentes.
4 – Uma doença é sempre dinâmica por natureza e por isso o medicamento também tem de ser dinâmico se se pretender a cura.
5 – O paciente precisa de 1 só medicamento específico e nenhum outro numa determinada fase da doença. Se esse medicamento não for encontrado, na melhor das hipóteses, existe apenas um alivio temporário.
Princípio Vital
É a força vital que governa o nosso organismo e que, quando em desequilíbrio, mostra sintomas da doença. A nossa força vital é influenciada por stress, mudanças de clima, viajar, mudanças na alimentação, desgosto, excesso de cansaço, entre outros. A nossa capacidade de adaptação, flexibilidade e resiliência em relação a essas circunstâncias é o que chamamos Força Vital.
Dose Mínima
Deve ser dada ao organismo doente a dose mínima, nem mais nem menos, para que o organismo tenha a energia para se auto recuperar. Esse estimulo vai activar o Principio vital. O processo de auto recuperação inicia-se no interior do organismo e não é imposto pelo exterior.